Tutoras avaliam os Cursos deste semestre

A tônica das avaliações é a introdução das visitas na metodologia, complementando o adensamento conceitual das palestras e a visão interdisciplinar e prática do PBL

Nas finalizações dos dois cursos oferecidos pelo CRR UFSCar Sorocaba neste primeiro semestre de 2016, cinco tutoras que já estiveram em outros anos no CRR deram um pequeno depoimento sobre esta edição.

Segundo Fátima Scattolin,a inclusão das visitas foi muito interessante, pois propiciou maior contato com a realidade objetiva e a troca de conhecimentos. Também  foi importante porque enriqueceu as discussões nas tutorias de PBL. No meu grupo, todos os componentes atuavam com usuários de álcool  e outras drogas, embora em áreas diferentes e isso foi fundamental para a valorização da escuta e das redes de atenção. Isso tudo ficou muito claro na forma como o grupo preparou a finalização do curso apresentando uma Exposição  de Fotos "Um novo olhar" com imagens cheias de significados”.

Alessandra Rodrigues também reforça a importância das visitas para a rede de conhecimento: “Ter acompanhado os alunos a campo, conhecendo instituições na região que atuam com as pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, foi o grande ganho desta edição do CRR. A rede de conhecimento se completou com as pilastras da teoria, tutoria, visitas. Vivenciar os serviços com estrutura técnica e humana tão diferente fez com que os alunos tivessem repertório pra olhar para os seus serviços, equipes e atuar na descoberta de quem são estas pessoas que procuram este modelo de atenção.

“Cabe ainda apontar que nossos problemas de PBL, após as visitas, foram sendo reformulados: alguns foram enriquecidos e outros se tornaram 'pobres', nos levando a ter que retomá-los, pois a vivencia anterior vinha à baila e gerava discussão, Os PBLs foram vividos. Foi muito rica a experiência de conhecer trabalhos com drogadicção na prática com os problemas reais que são e serão enfrentados pelos participantes no dia a dia”, afirma Dejanira Gayotto.

Marta Meirelles avalia que “participar dessa ediçao do Crr Ufscar Sorocaba, com a inclusão das visitas institucionais, foi ver o rompimento da dicotomia entre a ação e seu sentido, e a possibilidade do investimento na construção de processos permanentes de reflexão e sistematização do conhecimento gerado na prática.”

Para Gisele Furlan "participar como tutora do CRR Sorocaba sempre é uma troca muito gratificante e este semestre, com estes alunos, não foi diferente. Nossas tardes de quarta-feira foram cercadas de muito aprendizado, tendo como base as vivências, a formação de cada aluno e a busca intrigante proporcionada pelo método do PBL. Também não faltou cumplicidade, bom humor e respeito, respeito este pelo grupo e principalmente pelos percursos e pessoas que encontramos em nossas visitas. Assim seguimos, nesta mutação constante, construindo e reconstruindo nossos conceitos, sempre com muito respeito às pessoas que cruzam nosso caminho."