Tutora do CRR fala sobre a experiência das visitas

A psicóloga Marta Meirelles, tutora do UFScar Sorocaba e também Diretora Presidente da Associação Pode Crer - parceira desta edição do curso - fala sobre o trabalho em campo como contribuição metodológica.

Sou psicóloga, trabalho com usuários de drogas há 21 anos, desde minha formação. Enquanto tutora do CRR UFSCar-Sorocaba, penso ser extremamente importante o contato dos alunos com os espaços que trabalham com o público alvo, já que essas visitas podem contribuir muito na prática de trabalho de cada um,  pois promove o desenvolvimento de seus conhecimentos, atitudes e habilidades, além de fomentar a reflexão e ampliar o debate sobre a questão de drogas.

Enquanto responsável pela Associação Pode Crer, fico feliz que os alunos possam conhecer nosso trabalho, podendo acabar com a falácia que somente os processos mais dolorosos - como a internação de longa duração - trarão benefícios para a pessoa que usa drogas. Temos que reconhecer que existem inúmeras alternativas para a questão do tratamento e prevenção e que as pessoas tem o direito de optar pela modalidade que melhor atenda as suas necessidades.

Durante as visitas ao Pode Crer os alunos podem ter também a experiência do trabalho em campo e  perceberam que fazer Reducação de Danos pode ser muita coisa, desde que não seja algo prescritivo. Desta forma, pensamos que as práticas apresentam potência criadora de brechas, fendas nas cartografias homogeneizantes da noção proibicionista de drogas.

Redução de Danos tem uma estreita relação com o cuidado com as pessoas que usam drogas, mesmo que as possibilidades de trabalho possam ser exploradas em relação a outros campos e áreas, e também que não sejam exclusivas propriedades desta contribuição, a vinculação com o uso de drogas é uma preocupação técnica/ politica do fazer/pensar em saúde em Redução de Danos. Ao se apoiar no discurso da pessoa que usa drogas e ao considerar sua corresponsabilidade, bem como a de sua rede de afetos, podem-se encontrar vias de produzir saúde na perspectiva da capacidade de lidar potencialmente com suas vulnerabilidades.