SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO CRR EDITAL nº 002/2010/GSIPR/SENAD

O III Seminário Drogas e Direitos Humanos: a construção de redes humanizadas de atenção e cuidado é organizado pelo Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (CRR-UFSCar-Sorocaba) e pela Subsede Sorocaba do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Ocorreu no dia 17 de junho de 2015, marcando o término das atividades em 2015 do CRR UFSCar Sorocaba. Durante o Seminário tivemos a presença de cerca de 130 participantes.

A programação do Seminário contou com a Mesa de Abertura feita pela Profa. Teresa Melo, representando PROEX, e o Prof Emerson Martins representando o CCHB.

Em seguida das 9:30 - 12:00 h ocorreu a Mesa-redonda: "Os desafios atuais da construção de redes de cuidado aos usuários de drogas em contextos locais."

Como participantes: Adriana Caldeira de Oliveira (mediadora) - Professora da UFSCar/Sorocaba, vice-coordenadora do CRR-UFSCar-Sorocaba;  Telmo Mota Ronzani - Professor da UFJF, coordenador do PPG em Psicologia da UFJF e do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA);  Marcos Roberto Viera Garcia - professor da UFSCar/Sorocaba, Coordenador do CRR-UFSCar-Sorocaba e do projeto “Fortalecendo Nós: aprimorando a rede de atenção intersetorial na atenção aos usuários de álcool e outras drogas em Sorocaba”

No período da tarde das 13h - 15 h - Rodas de conversas em que a temática a ser trabalhada foi: A humanização das redes de atendimento a usuários de álcool e drogas. Em que contamos com facilitadoresos alunos e ex-alunos dos cursos do Centro de Referência Regional em Educação na Atenção aos Usuários de Drogas da região de Sorocaba (CRR-UFSCar-Sorocaba)

Para encerrar o Seminário, das 15 h-17:30 h houve a segunda Mesa-Redonda: "Atenção Territorial e Direitos Humanos"; com a participação de: Sérgio Garcia Jr (mediador) - Coordenador da Subsede Sorocaba do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo;  Raul Carvalho Nin Ferreira - Defensor Público do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo;  Ilana Moutian - Pós-Doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.