Parceiros do CRR para atividades práticas

Esta edição dos Cursos do CRR UFSCar Sorocaba tem em sua programação uma ação diferente das outras: visitas a instituições que acolhem e trabalham com usuários de drogas. Conheça aqui quais são e seus perfis. Leia mais...

Esta edição dos Cursos do CRR UFSCar Sorocaba tem em sua programação uma ação diferente das outras: visitas a instituições que acolhem e trabalham com usuários de drogas. 

Com o objetivo de proporcionar aos participantes o contato com diferentes tipos dessas instituições foram realizadas parcerias com cinco delas. Conheça aqui quais são e seus perfis.


CAPS AD III “Roda Viva”

Inaugurado em julho de 2015, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III “Roda Viva”, localizado na Rua Padre José de Anchieta, 295, Jardim Vergueiro, Sorocaba, atende a demanda de todos os bairros do município. A unidade funciona diariamente, permanecendo aberta ao público das 7h às 19h, além de se manter em regime de plantão das 19h às 7h, para atendimento de pacientes que necessitam de acolhimento noturno.

O CAPS Roda Viva tem capacidade para realizar 1.200 atendimentos por mês. Conta com seis leitos de acolhimento, sendo três masculinos e três femininos. Possui, ainda, cinco consultórios, recepção, sala de equipe, copa, cozinha, refeitório e sala de enfermagem. Os usuários podem ficar mais de um dia na unidade, em acolhimento noturno, dependendo da sua necessidade.

Os CAPS oferecem acompanhamento mais intenso aos casos graves decorrentes do uso de drogas, evitando internações desnecessárias. As internações, quando são indicadas, são referenciadas para os leitos de Saúde Mental em hospital geral para desintoxicação, sendo que em Sorocaba essa referência está na Santa Casa e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

A equipe multiprofissional que realiza os atendimentos é composta por médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiros e farmacêutico.

Texto retirado de http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-inaugura-o-segundo-caps-ad-iii-do-municipio/

Saiba mais em https://nave.wordpress.com/2016/02/17/funcionamento-de-caps-iii-ad-e-parte-fundamental-na-raps-sorocaba/


CAPS III “Saca Só”

Inaugurado em outubro de 2013, o CAPS AD III Saca Só está na rua Professor Júlio Pinto Ferreira, 1.422, Sorocaba, e é referência territorial para a população das regionais norte e oeste da Secretaria da Saúde, sem um número específico de vagas. O funcionamento é das 7h às 19h todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, e durante o turno da noite, permanecerão usuários já inseridos, com indicação de atenção intensiva, supervisionados por equipes de enfermagem.

A equipe é formada por pelo menos 45 profissionais contratados, entre médicos, entre psiquiatras e clínicos, com presença mínima de um médico no período diurno de segunda a sexta-feira; além de profissionais específicos em cada turno de atendimento: enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogos, educadores físicos, técnicos de enfermagem, profissionais de nível médio (artesãos, agentes sociais ou educadores sociais) e profissional de nível médio para setor administrativo.

Incentivar a participação da comunidade do bairro também é um objetivo. "Nós conversamos com os frequentadores aqui do Centro Esportivo Doutor Pitico, que fica a poucos metros da unidade, para convidá-los a participar, grafitar os muros, conviver. Vamos aproveitar o centro para levar os pacientes para a prática de exercícios também. Nós queremos tirar esse estigma de que não se pode chegar perto de quem é dependente químico", planejava a então coordenadora do Caps.

Texto adaptado de http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/507945/sorocaba-ganha-seu-primeiro-caps-24-horas
 
https://www.facebook.com/CAPSADSOROCABA


Centro POP

Situado na Avenida Comendador Pereira Inácio, próximo à Rodoviária de Sorocaba, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, também conhecido por Centro POP, é um dos principais equipamentos públicos municipais disponíveis para atendimento da população em situação de rua na cidade. Em média, entre cinquenta e sessenta pessoas são atendidas diariamente na unidade mantida pela Prefeitura de Sorocaba.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Centro POP oferece serviço especializado com atendimento psicossocial, atividades de convivência, oficinas, exibição de filmes, palestras, atividades físicas, bem como auxílio na busca da promoção e resgate de vínculos familiares. Além disso, a unidade faz a articulação com a rede de serviços. Assim, se uma pessoa precisa de algum atendimento de saúde, educação, habitação, emprego, jurídico, entre outros, é feito o encaminhamento necessário. No Centro POP, os funcionários auxiliam, inclusive, na emissão de documentos e na elaboração de currículos.

O serviço foi planejado e criado de forma a acolher, acompanhar e buscar meios de resgatar e devolver a dignidade de cidadãos que, por motivos diversos, se encontram em situação de rua. A equipe do Centro POP é formada por agentes sociais, assistentes sociais, psicólogo e terapeuta ocupacional, que prestam aproximadamente 650 atendimentos mensais.

Além de todas as atividades realizadas no Centro POP, os usuários ainda podem descansar, tomar banho, lavar roupa e se alimentar. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, por mês, em média, são oferecidos oitocentos cafés da manhã, 850 almoços e novecentas atividades de higiene pessoal. No local, eles também recebem roupas e cobertores, que são doados ao Centro POP.
Texto retirado de http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tem-espaco-exclusivo-para-o-atendimento-de-pessoas-em-situacao-de-rua/

 

GRASA

O Grupo de Apoio Santo Antonio – GRASA - é um grupo de apoio ao combate a droga e álcool, trabalhando no auxilio aos dependentes químicos (droga e álcool) e seus familiares, a se livrarem deste mal.
Atua hoje em local cedido pela Paróquia Santo Antonio, na Arvore Grande em Sorocaba, a Rua Martins de Oliveira 295, com reuniões todas as quartas-feiras.

É uma sociedade constituída, sem fins lucrativos, em funcionamento desde abril de 1995, tendo sido registrada no CNPJ, em 13 de julho de 1999, conforme numero 03 289 885 / 0001-89, sendo reconhecida como Entidade de Utilidade Publica, conforme Lei Municipal 6183 de 26/06/2000

Surgiu graças ao esforço de dois dependentes químicos, que após terem conseguido se livrar desta doença resolveram ajudar outras pessoas a também fazê-lo.

Desta forma começaram a se reunir, para troca de experiência (partilha), e buscaram ajuda de voluntários.
O grupo se reúne hoje com o objetivo de ajudar, dependentes químicos a deixar o vicio, e reintegrá-lo novamente a sociedade, como cidadão produtivo e com princípios espirituais. Atua também orientando familiares de maneira a auxiliá-los a enfrentar o problema.

Texto retirado de http://grupograsa.blogspot.com.br/p/teste-2.html

 

CAPS VOTORANTIM

Inaugurado em 2012, o CAPS AD Votorantim é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Núcleo de Assistência e Emancipação Psicossocial e é um serviço especializado que atende pessoas que fazem uso ou abuso de substâncias químicas, álcool, drogas ou remédios, o que os torna dependentes.

Para realizar o atendimento composto por três fases – intensivo, semi-intensivo e não intensivo, a equipe é composto por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, redutor de danos, coordenadores de oficinas e auxiliares.

O serviço tem como princípio a procura espontânea pelo atendimento para desintoxicação e tratamento da dependência química. Paralelamente, a unidade poderá receber pacientes encaminhados pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Promotoria, Ambulatório de Saúde Mental, CAPS e pós-internados.

A unidade CAPS AD está localizada na avenida Luiz do Patrocino Fernandes, n° 1250, no bairro Rio Acima.

Texto adaptado de
http://noticiasvotorantim.blogspot.com.br/2012/09/primeira-unidade-caps-ad-e-instalada-em.html

 

Associação Pode Crer

Nós somos uma ONG que trabalha pelo futuro de gente que se esforça. Apoiamos gente que tropeçou para que levantem de cabeça erguida.

Em termos técnicos, prestamos apoio na reconstrução do projeto de vida de pessoas em situações de vulnerabilidade biopsicosocial. Em outras palavras, oferecemos uma segunda chance para aqueles que, como o título sugere, passam por dificuldades sociais, que geram também problemas de saúde física e mental.

Até aqui, não tem nada de diferente, muitas ONGs fazem trabalhos deste tipo. Mas o que nós fazemos especificamente já gerou muito burburinho e não do tipo bom, e para sermos sinceros, esta carta foi feita para retificarmos este problema.

Nossa metodologia, corroborada pelas maiores mentes em questões psicosociais do mundo, parte do princípio de que as situações de rua, de dependência química, de prostituição e outras do tipo, são na verdade resultados de contextos sociais inteiros. Então, não faz sentido retirarmos forçadamente os indivíduos do contexto para tratá-los em locais isolados, certo? Porém, deixá-los no contexto, só que aplicando proibições e punições por aspectos que eles não controlam também não faz sentido! Então adotamos uma postura não proibitiva e não-restritiva. Recebemos a todos igualmente, quando quiserem ir e vir, e existimos para prestar apoio para aqueles que realmente desejam uma vida melhor. Não é exagero, aqueles que participam de nossos projetos realmente merecem  que alguém os apoie. Reparou que nosso logotipo novo é o nosso nome apoiando uma pessoa? Então, é o que fazemos! Não damos nada de mão beijada, nós prestamos suporte para a vida que nossos assistidos decidem ter. Pode parecer severo, mas isso faz com que a decisão parta das pessoas que ajudamos, e quando a vontade vem de dentro, os resultados são invariavelmente mais poderosos.

Texto retirado de http://podecrer.org.br/quem-somos/

dche.pnglogo-proex-positivo.pnglogoufscartrans.png Crack senad brasil