CRR UFSCar promoveu seminário sobre alternativas no cuidado aos usuários de drogas

No dia 20 de maio de 2014, o Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou o seminário “Esculpindo Pedras: Redução de Danos e Economia Solidária como alternativas não repressivas no cuidado aos usuários de drogas“. Organizado pelo Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (CRR-UFSCar) e pela Subsede Sorocaba do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), o evento marcou o início das atividades em 2014 do CRR e foi parte integrante da programação da “Semana da Luta Antimanicomial em Sorocaba”. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, que receberão certificado.

As atividades do seminário foram coordenadas pelos professores Marcos Roberto Garcia, Kelen Christina Leite, Adriana de Oliveira e Viviane Mendonça, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, e por Sérgio Garcia Júnior, coordenador da subsede Sorocaba do CRP-SP.

A programação do evento contou com as mesas-redondas: “Economia Solidária na atenção aos usuários de drogas: diálogos possíveis”, que tevecomo debatedores Maria Fernanda Barboza Cid, professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional do Campus São Calos da UFSCar; Leonardo Pinho, coordenador nacional de cooperativismo social da UNISOL Brasil e diretor da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME); e Elisa Silva Borges, Mestre em Psicologia Social (UFSCar) e coordenadora executiva de projetos do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar; e “Reduzindo danos e aumentando autonomias”, com Bruno Ramos Gomes, Mestre em Saúde Pública (USP) e Coordenador do Centro de Convivência “É de Lei”; Maria do Rosário da Costa Ferreira, psicóloga; e Marta Meireles, coordenadora da Associação “Pode Crer” e diretora do Instituto Empodera.

Houve também o lançamento do livro “Usuários de drogas: da invisibilidade ao acolhimento: a experiência de implantação do Centro Regional de Referência na região de Sorocaba”, organizado por Marcos Roberto Vieira Garcia e Yoko Oshima Franco, publicado pela Editora EdUniso. A obra não é disponível para venda e sua distribuição é institucional.