Entrevista com Marta Ana Jezierski

A psiquiatra Marta Ana Jezierski, palestrante sobre "Abordagens terapêuticas do usuário de Drogas: terapias farmacológicas", fala sobre sua experiência.

Sou psiquiatra desde 82 e me interessei pelas dependências logo depois de formada. Em 87 já comecei a me dedicar seriamente aos estudos de dependência e em 87 comecei a fazer parte dos primeiros grupos com alcoolistas e dependentes, no ambulatório de saúde mental do Jaçanã. Também nessa época tínhamos grupos de discussão de políticas sobre drogas na Secretaria Estadual de Saúde – então, é de olnga data que eu venho me dedicando a este assunto, trabalhando com dependências.

 Em 2012 vim ao CRR UFSCar-Sorocaba a convite do professor Marcos Garcia. Na época eu era diretora de uma unidade estadual que cuidava do treinamento e capacitação de recursos humanos de todo o Estado. A gente tinha um trabaho muito voltado justamente aos moldes de como o CRR começou a se configurar depois. A gente foi pioneiro nisso, em 2002, com essa unidade que era para capacitar os recursos humanos de todos os municípios do Estado. Depois veio o CRR, enquanto plíticaministerial e se dedicou às universidade. Quando eu sai daquela unidade passei a ser convdada a trabalhar no Cebrid. Sempre fui muito fã do trabalho deles e me deram a coordenação do CRR de lá, que no momento não está ativo. Mas eu continuo participando do CRR da UFSCar-Sorocaba todos estes anos.

 A palestra que fiz hoje aqui é especificamente sobre quais tratamentos farmacológicos existem ou não existem para os dependentes. É um panorama geral sobre o tema.

dche.pnglogo-proex-positivo.pnglogoufscartrans.png Crack senad brasil