CRR UFSCar Sorocaba lança livro em janeiro

O livro “Drogas e Direitos Humanos: caminhos e cuidados” traz pesquisas e reflexões realizadas pela equipe do CRR

Com lançamento previsto para janeiro de 2017, o  livro “Drogas e Direitos Humanos: caminhos e cuidados” traz textos de profissionais envolvidos no CRR UFSCar-Sorocaba. Relatos de experiências, pesquisas e reflexões visam a contribuir no aprimoramento técnico dos profissionais das diversas áreas que atuam na atenção aos que fazem o uso prejudicial de drogas.

Os capítulos abordam temas como possibilidades de promoção da saúde no campo da saúde mental, princípios orientadores do cuidado humanizado em saúde, redução de danos e  tratamento comunitário como propostas não repressivas, articulação entre o referencial da redução de danos e o da educação popular,  importância da educação informal, construção da autonomia dos trabalhadores e a formação de redes entre estes profissionais no transcorrer dos cursos do CRR, fortalecimento dos nós da rede e como esses nós devem se fechar em torno do usuário, práticas discursivas sobre drogas por meio das trajetórias e narrativas no/do cotidiano escolar.

Os textos que constam da obra são frutos de pesquisas realizadas junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba e da Universidade de Sorocaba (Uniso), e de reflexões acerca das atividades formativas desenvolvidas durante o desenrolar dos cursos do CRR-UFSCar-Sorocaba.

O livro dá sequência às reflexões desenvolvidas no anterior, desenvolvido pela mesma equipe e intitulado “Usuários de drogas: da invisibilidade ao acolhimento”.