Profissionais

Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988),  mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba – Uniso. É professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Campus Sorocaba, integrante do Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Sociedade” (UFSCAR) do Grupo de Pequisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS/UFSCar); vice coordenadora do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (CRR UFSCar - Sorocaba); e membro do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). 

 

Alcirene Helaehil Cabral

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-­SP) e Diretora de Divisão de Enfermagem do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Atuou por quatro anos como Avaliadora de Curso Superior em Enfermagem do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Programa de Assistência as Doenças Crônicas Degenerativa do Adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, hipertensão arterial, urgências e emergência pré e intra hospitalar e coordenação de pós­-graduação lato­sensu enfermagem em UTI adulto. Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência da PUC­-SP em parceira com a Prefeitura Municipal de Sorocaba.

 

Alessandra Rodrigues

Graduada do curso de Terapia Ocupacional – Universidade de Sorocaba / 2003. Especialização em Terapia de Família Individuo e Grupo – Instituto Sistemas Humanos. (Núcleo de Estudos e Prática Sistêmica) Sorocaba e SP. Fotógrafa- Cursos de Criatividade (Sesc Pompéia/SP). Atualmente Coordenadora de Projetos Conversas em Roda e na Rede com a população atendida em serviços públicos nas cidades da região (Empresa realizadora Rariz Cultural). Tutora do Curso de Extensão do CRR para técnicos que atuam com pessoas que fazem uso abusivo de álcool ou outras drogas. (UFSCAR Sorocaba). Atuou como Terapeuta de Família dentro das Instituições Públicas, (CRAS, CREAS, UBS) parceria com uma equipe multidisciplinar das redes de saúde e desenvolvimento social.(Prefeitura de Sorocaba).Trabalhou durante 4 anos na Coordenação de Politicas Públicas pra Cultura, com o Projeto Gente que usa Cultura como Saúde (Prefeitura de Votorantim). Coordenou o Projeto Mais Cultura, Descentralização do Acesso Cultural. (Prefeitura de Sorocaba) Desenvolveu o Conteúdo Programático e Coordenou como Terapeuta de Família e Grupo, o Curso Gestão de Pessoas e Liderança uma Ótica Feminina. Convênio com a Secretaria de Politicas para Mulheres/G.F (Prefeitura de Tatuí) Tem como Interesse de pesquisa teórico/prático o cotidiano, atividade humana, práticas sistêmicas.


Ana Carolina Garcia Gayotto

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Trabalhou na UNESCO em Paris, ligada a area de educacao, com foco especial em criancas em situacao dificil. Foi aluna especial nos programas de doutorado da L' Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e da Universite de Paris V (Sorbonne). Tem experiência na área de Psicologia Familiar e Comunitária, Desenvolvimento Social e Gestão Pública, com ênfase no Sistema Único de Assistência Social - SUAS. 

 

Dejanira Luiza Mattos Garcia Gayotto

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é consultora em politicas publicas prederencialmente nas areas da assistencia social, saúde, criança e adolescente. Professora na pos graduação da ATUALIZA e FATESP

 

Fátima Ayres de Araújo Scattolin

Graduada no Curso de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: idoso, qualidade de vida, insuficiência cardíaca, capacidade funcional e saúde mental.

 

Gisele Varella Furlan

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Sorocaba (2001). Tem formação em Estratégias de Intervenção em Grupos pelo CEFAS (2007) e Aperfeiçoamento em Aconselhamento em Dependência Química pela UNIA/UNIFESP. Foi examinadora do Prêmio de Gestão Municipal (ciclos 2010 e 2011). Possui experiência como docente no curso de Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Itapeva (2008) e como tutora no Centro Regional de Referência em Álcool e Outras Drogas - CRR / UFSCAR na metodologia PBL (turma 2012 e turma 2014). Tem atuação na formulação de políticas públicas municipais na Prefeitura de Sorocaba / SP, principalmente na Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas do município. Compõe a comissão municipal avaliadora de concursos de projetos referentes as áreas sociais e voltadas para vulnerabilidades, como o abuso de drogas.

 

Marcelo Soares da Cruz

Doutor e mestre em psicologia clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, pesquisador do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social IPUSP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, coordenador do Projeto Encontros Terapêuticos em Saúde Mental APOIAR/ IPUSP, pós-graduado em teoria psicanalítica (Psicologia Clínica) pela PUC-SP, pós-graduado em dependência química pela UNIFESP (Departamento de Psiquiatria), aperfeiçoamento em Transference-Focused Psychotherapy/ Personality Disorders Institute/ Weill Medical College of Cornell University/ NY, professor adjunto e supervisor do curso de graduação em psicologia da UNIP, professor do curso Drogas, Dependência e Autonomia: O Barato no Divã do Instituto Sedes Sapientiae, professor do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (UFSCAR / Ministério da Justiça), coordenador do curso de Acompanhamento Terapêutico da equipe HabitAT.

 

Marcos Roberto Vieira Garcia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2007). É professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Campus Sorocaba, professor permanente do Programa de Mestrado em Educação da UFSCar - campus Sorocaba; coordenador do Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Sociedade” (UFSCAR) e integrante do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP) e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS/UFSCar); coordenador do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (CRR-UFSCar-Sorocaba); coordenador do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

 

Marta Maria Meirelles

Possui graduação em psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (1984),tem especialização em Psicologia clinica e terapia corporal. Experiencia de 30 anos em dependência química,atualmente presidente,gestora e coordenadora técnica da Associação Pode Crer,em Sorocaba-SP,ONG que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade biopsicossocial, através da abordagem de Redução de Danos. Membro da diretoria do Instituto Empodera,organização que dissemina a metodologia do tratamento comunitário no Brasil e América latina. Professora/Tutora CRR sorocaba.

 

Sandro Rostelato Ferreira

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de Sorocaba (2005), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche no exterior na Oklahoma State University (OSU), em Stillwater, OK, EUA. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da Junção Neuromuscular e histologia do músculo esquelético, preparações neuromusculares, venenos ofídicos e de anfíbio (Rhinella schneideiri). Atualmente é Professor Titular da disciplina de Analises Toxicológicas na Universidade Paulista, Campus Sorocaba.

 

Simone Peixoto Conejo

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia (IPUSP). Terapeuta de Família e Casal (Sistemas Humanos). Terapeuta Comunitária (Universidade Federal do Ceará). Professora. Possui experiência no trabalho psicológico individual e com grupos. Psicóloga na Universidade Federal de São Carlos/Lagoa do Sino. Atua, especialmente, nos seguintes temas: Saúde do Homem Adulto, Cuidado, Família, Gênero, Comunidade, Uso Abusivo de Substâncias Químicas, Saúde Promocional. 

 

Valéria Cristina Antunes Lisboa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) , Pós Graduação e Mestrado e Doutorado em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina (2010). Atuou como responsável pelo setor de psicologia do Hospital Sarina Rolim Caracante- Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil (GPACI), desenvolvendo trabalho na atenção aos pacientes, seus familiares e aos profissionais de saúde. Realizou atividades como supervisora do Conselho Tutelar de Sorocaba, para capacitação e reestruturação da instituição. Trabalhou como professora e supervisora de estágio na Universidade Paulista (UNIP), nas disciplinas de psicologia da saúde, psicologia jurídica, psicodiagnóstico e estágio supervisionado em psicologia hospitalar/saúde. Atualmente trabalha em clinica particular, na área de atendimento psicoterapêutico e supervisão clínica, participa do Centro de Referência em Violência na Infância e Adolescência como pesquisadora convidada no Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua como tutora do CRR de Sorocaba.  É professora convidada responsável pela disciplina de saúde mental dos profissionais de saúde da disciplina de gastroenterologia pediátrica da UNIFESP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Psicologia Clínica e Institucional e experiência na área de violência. 

 

Vilma Lúcia Carmona Gonçalves

Formação Universitária: Universidade De Mogi Das Cruzes Faculdade de Medicina 1975 a 1980; Residência Médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas 1981 a 1984; Especialização em Saúde Pública 1989. Experiências: Conjunto Hospitalar de Sorocaba: atendimento médico ambulatorial e enfermaria em Moléstias Infecciosas, de 1987 à 2014; INSS - Supervisão de Perícias Médicas, de 1998 até o momento; Trabalho de Redução de Danos, de 1995 até o momento, Projeto de Redução de Danos; “Tô Sossegado”, financiado pelo M.S; Consultório de Rua em Sorocaba, iniciado em julho de 2011. Fundadora da Associação Pode Crer que tem como missão o atendimento a usuários de drogas e Supervisão na Casa de Passagem.

 

Yoko Oshima Franco

Possui graduação em Farmácia pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997 e 2001, respectivamente), pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2004-2006) e Universidade de Salamanca (2009). É professor titular da Universidade de Sorocaba (40 horas semanais). Faz parte do corpo docente permanente do Mestrado Stricto sensu em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba e foi Coordenadora do Curso de Farmácia (2010-2013). Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, com linha de pesquisa em neurofarmacologia, ênfase em Toxinologia (venenos ofídicos) e plantas medicinais.

 

dche.pnglogo-proex-positivo.pnglogoufscartrans.png Crack senad brasil