Drogas e Direitos Humanos: caminhos e cuidados

O livro é fruto de pesquisas e reflexões realizadas pela equipe do CRR-UFSCar-Sorocaba e pode ser retirado no Núcleo UFSCar ETC.

O livro é fruto de pesquisas e reflexões realizadas pela equipe do Centro Regional de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da Região de Sorocaba (CRR-UFSCar-Sorocaba). Os textos que constam nesta obra são frutos de pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba e da UNISO, assim como trazem reflexões acerca das atividades formativas desenvolvidas durante o desenrolar dos cursos do CRR-UFSCar-Sorocaba, seja por seus tutores e tutoras, seja por participantes dos cursos.

Ao reunir estes textos em um conjunto denominado Drogas e direitos humanos: caminhos e cuidados, entendemos que esses “caminhos” e “cuidados” são estreitamente ligados. No entanto organizamos o corpus em torno desses temas.

Na seção Caminhos, temos o texto de Simone Conejo, Valéria Lisboa, Adriana Caldeira e Marcos Garcia, “Contribuindo para a construção da autonomia com profissionais que atuam com usuários de drogas: uma análise de dois projetos de intervenção no maior polo manicomial do Brasil”, que, com base nos resultados desses projetos, discute as possibilidades de saúde promocional no campo da saúde mental, entendida como uma forma de resistência aos poderes de regulação das políticas oficiais. Daniele da Rocha e Silva e Marcos Garcia, em “Redução de danos: interfaces com a Educação Popular e a humanização em saúde”, discutem as articulações e os consensos possíveis entre a Educação Popular, a redução de danos e a política de humanização da saúde, tendo como pano de fundo o uso prejudicial de drogas, em especial por parte de pessoas em situação de rua. Em Impacto do uso de metodologias ativas no curso do Centro de Referência em Educação na atenção ao usuário de drogas da Região de Sorocaba (CRR-Sorocaba): relato de experiência”, Fátima Scattolin e colaboradores, membros de seu grupo de tutoria, relatam suas impressões sobre a experiência do trabalho em campo durante a execução da última edição dos cursos do CRR-UFSCar-Sorocaba, por meio das visitas a locais de atenção e tratamento de usuários. Adriana Caldeira de Oliveira explora as práticas discursivas sobre drogas por meio das trajetórias e narrativas no/do cotidiano escolar, sob a perspectiva ecologista da clínica psicossocial, em “A droga como uma prática sociocultural”.

Na seção Cuidados, Valéria Lisboa aborda os principais conceitos sobre o conhecimento técnico, considerado formal nas várias disciplinas ou áreas do saber, contrapondo, nesse processo, a importância da educação informal, que inclui o cuidado aos alunos, o resgate de valores, conceitos e culturas da própria história do aluno e as possibilidades de aproximação com o outro, respeitando seus valores, ideias e culturas, em “O conhecimento formal que se aprende nos livros é suficiente para a prática profissional? Reflexões a partir das vivências no CRR-UFSCar-Sorocaba”. Dejanira Gayotto e Ana Carolina Gayotto trazem o relato de experiência “Pensando em redes”, com enfoque nas redes montadas legalmente com ênfase na proposta da matricialidade e do território, e a dificuldade para que elas se estabeleçam na prática. E em “Famílias e cuidados: inquietações sobre cotidiano e políticas públicas permeadas pelo uso nocivo de drogas”, Simone Conejo aborda algumas condições históricas, sociais, cotidianas e profissionais que influenciam a constituição de noção de família, assim como possibilidades e dificuldades relacionadas com os cuidados dedicados às pessoas que fazem uso nocivo de drogas e a seus familiares. A autora delineia alguns meios de cuidados, destacando a importância das políticas públicas nesse cenário.

Esta edição traz também um diálogo entre os textos escritos e as fotos, de autoria de Alessandra Rodrigues, que relata esse processo de curadoria no texto “Público, privado e secreto”.

Marcos Roberto Vieira Garcia

Simone Peixoto Conejo

Teresa Mary Pires de Castro Melo

(organizadores)

Núcleo UFSCar ETC - – R. Maria Cinto de Biaggi, 130 – Sorocaba – SP.

dche.pnglogo-proex-positivo.pnglogoufscartrans.png Crack senad brasil