Apresentação

O CRR-UFSCar-Sorocaba é um dos Centros Regionais de Referência brasileiros de formação permanente, aprovados pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD), como parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado pelo Governo Federal no final de 2010. É vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação, do Centro de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba. Visa contribuir no aprimoramento técnico dos profissionais das diversas áreas que atuam na atenção aos que fazem o uso prejudicial de drogas.  

O Centro é sediado no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) do campus de Sorocaba da UFSCar. Na primeira edição dos cursos oferecidos, em 2012, o CRR disponibilizou 300 vagas para diversos cursos, tendo 251 concluintes (83,6% dos que os iniciaram). Na segunda edição dos cursos, ainda em andamento (iniciada em 2014 e com previsão de término em junho de 2015), foram disponibilizadas 600 vagas.

O CRR-UFSCar-Sorocaba tem um caráter multicêntrico e seu surgimento e desenvolvimento é fruto do trabalho coletivo de professores de diversas IES (Instituições de Ensino Superior) de Sorocaba e região e de profissionais que atuam nas redes de atenção integral aos usuários de crack e outras drogas. Integram esse projeto, além da instituição-sede (UFSCar), a  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio do Centro de Ciências Médicas e Biológicas (Sorocaba), a Universidade de Sorocaba (UNISO), a ONG Lua Nova e a ONG Pode Crer

A existência do CRR em Sorocaba e região justifica-se por uma série de fatores em esfera regional: 

- os problemas sociais associados ao uso problemático de drogas na região e as demandas de tratamento pautadas por critérios técnico-científicos. 

- o aumento da rede de serviços de saúde e na área de assistência social que prestam assistência direta ou indireta ao usuário de drogas e seus familiares. 

- a capacitação atual insuficiente dos profissionais destas redes para compreender adequadamente e intervir neste campo, o que se deve, dentre outros motivos, à falta de formação profissional adequada. 

- o fato da região de Sorocaba ter um dos menores IDH (índice de desenvolvimento humano) do Estado de São Paulo. 

- a necessidade de desenvolvimento de uma formação na área de saúde mental comprometida com os ideais da reforma psiquiátrica em uma região em que ainda predomina o modelo hospitalocêntrico. 

Os cursos do CRR-Sorocaba tem como proposta metodológica a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), proposta ativa e problematizadora no campo do ensino/aprendizagem e utilizada de forma exitosa em cursos da UFSCar e da PUC de Sorocaba. O referencial teórico e a proposta metodológica do Centro buscam enfatizar a questão dos Direitos Humanos dos usuários de drogas no contexto da formação permanente dos profissionais envolvidos em seu atendimento. 

Coordenação Geral:
Prof. Dr Marcos Roberto Vieira Garcia (UFSCar).


Vice-Coordenação geral:
Profa. Ms. Adriana R. Caldeira de Oliveira (UFSCar)

dche.pnglogo-proex-positivo.pnglogoufscartrans.png Crack senad brasil